sábado, 17 de janeiro de 2009

Sopas e Caldos


Bortsch

Para 6 pessoas
Dificuldade: Fácil
Tempo de Preparo: 1 hora e meia
4 beterrabas grandes
1 litro de caldo
2 (sopa) de farinha de trigo
1 (sobremesa) de suco de limão
1 lata de creme de leite
Modo de Preparo:
Cozinhar as beterrabas com as cascas e alguns centímetros de talo. Depois de cozidas descascar e cortar em tirinhas. Colocar numa panela, acrescentar o caldo e levar ao fogo brando. À parte, dissolver a farinha de trigo em um pouco de caldo, despejar na panela da sopa e mexer até engrossar. Adicionar o suco de limão ou vinagre, misturar bem e retirar do fogo. Juntar o creme de leite, mexer, provar o tempero e acertar se necessário. Servir imediatamente e, se for preciso aquecer, fazer em banho-maria.
********************************************************************
Caldinho de feijão
6 doses de aguardente (pode ser menos)
3 conchas de caldo coado de feijão
2 dentes de alho
1 colher de (sopa) de óleo
Sal e pimenta a gosto
Modo de Preparo:
Triture bem o alho e doure-o no óleo. Adicione o caldo de feijão, espere ferver. Tire do fogo e acrescente a pimenta e a aguardente. Sirva bem quente em canecas.
***********************************************************************
Canja de galinha
4 sobre coxas com osso e pele
1 cebola picada
2 dentes de alho
2 cenouras picadas em cubos
Salsinha picada
¼ xícara de arroz cru1 e
½ cubos de caldo de galinha
Modo de Preparo:
Lave bem as sobrecoxas. Frite até dourar na panela de pressão. Coloque água até metade da panela e deixe cozinhar por aproximadamente 30 minutos. Tire da panela, deixe esfriar e desfie, desprezando ossos e peles. Reserve a água do cozimento. Em uma panela refogue a cebola, o alho e a cenoura. Juntar o frango desfiado, a água do cozimento reservada, os cubos de caldo de galinha, a salsinha picada e o arroz. Tampe a panela e deixe cozinhar em fogo baixo, até o arroz cozinhar.
************************************************************************
Creme de Palmito
3 (sopa) de parmesão ralado
2 (sopa) de amido de milho
1 (sopa) de manteiga
3 (chá) de água
2 (chá) de leite
300 gramas de palmito cortado em rodelas
1 cubo de caldo de carne
Sal a gosto
Modo de Preparo:
Levar ao microondas, por 5 minutos, em potência alta, um refratário médio com o palmito, sal e o caldo de carne dissolvido na água. Dissolver o amido de milho no leite e adicionar ao palmito. Juntar a manteiga, mexer bem e levar ao microondas por mais 3 minutos, em potência média. Na hora de servir, polvilhar com o parmesão.
*************************************************************************
Sopa Completa
2 cubos de caldo de carnesal a gosto (se necessário)
100 gramas de macarrão
1 pedaço médio de aipim
750 gramas de músculo
2 dentes de alho
1 batata grande
2 cebolas
1 tomate
1 cenoura
10 vagens
Modo de Preparo:
Cortar a carne em cubos e fritar em uma panela de pressão com 5 colheres (sopa) de óleo quente. Mexer a carne de vez em quando, até dourar do todos os lados. Enquanto isso, descascar e cortar os vegetais em pedaços médios. Quando a carne estiver boa, adicionar os vegetais nessa ordem, mexendo e fritando por 1 minuto entre eles: cebola, alho, aipim, batata, cenoura, vagem e tomate. Então colocar água até exatamente cobrir os ingredientes na panela, colocar o caldo de carne,tampar e deixar o fogo alto. Após `pegar` pressão, cozinhar por 20 minutos em fogo baixo. Retirar do fogo, resfriando a panela sob a torneira para abri-la. Voltar ao fogo e colocar o macarrão. Se desejar colocar mais água. Cozinhar até o macarrão ficar macio. Experimente o tempero e se quiser adicionar sal. Se desejar, adicionar couve, repolho ou abobrinha junto com o macarrão.
******************************************************************
Sopa de ervilhas
4 de sopa creme de ervilhas
½ de parmesão ralado
1 de creme de leite
1 cálice de vinho moscatel, marsala ou similar
Modo de Preparo:
Esquentar a sopa de ervilhas. Juntar o vinho, colocar a sopa em uma forma ou tigela que possa ir ao forno. Espalhar por cima o creme de leite e sobre este o parmesão ralado. Levar ao forno bem quente até gratinar o queijo por cima (deve ficar levemente tostado).

Nenhum comentário:

Postar um comentário