Arroz carreteiro típico
Para 4 pessoas
500 gramas de charque ou carne de sol
½ maço de cebolinha verde
½ pimentão verde
1 tablete de caldo de carne
1 copo americano de arroz
4 tomates sem pele
1 cebola médiaqueijo raladosalalhoóleoCorte em cubinhos o charque.
Modo de Preparo:
Colocar em uma panela com água para ferver. Lavar bem em água fria, escorrer e reservar. Em uma panela, de preferência de ferro, fritar a cebola bem picadinha e o pimentão. Juntar o charque, a cebolinha verde, o alho e deixar fritar mais um pouco. Colocar os tomates picados e, em seguida, o arroz. Refogar e juntar água o suficiente. Acrescentar o caldo de carne e corrija o sal. Não deixar secar totalmente o arroz, pois o gostoso é deixá-lo suculento. Juntar o queijo ralado e servir ao aprontar.
******************************************************************
Churrasco Gaúcho
Salsichão ou lingüiçaCarnes bovinas e ovinas:
pedaços de costela de novilho, alcatra, maminha, vazio...
1 saco de carvão
Sal grosso ou médio
Farinha de mandioca
OPCIONAIS
Coração de galinha - temperado na salmoraGaleto - coxas e sobrecoxas de frango pré-temperadas
ESCOLHENDO A CARNE
A carne deve ter o tom vermelho puxando para o rosado. A graxa (gordura) deve ser clara, parecida com a cor de manteiga. Se você for comprar costela, observar os ossos do corte. Se eles forem pequenos e arredondados, são de novilho. Os cortes mais macios e suculentos são a picanha e o vazio.
PREPARANDO A CARNE
Se a carne estiver congelada, deixar em temperatura ambiente por cerca de 12 horas. Não descongelar com água ou microondas, nem levar ao fogo se estiver mal descongelada. Se for carne maturada, embalada a vácuo, tirar da embalagem pelo menos 30 minutos antes de ir para o fogo, para tirar o cheiro que o plástico produz. Lavar a carne com água corrente para retirar o sangue escuro que escorre na bandeja. A melhor opção é assar no espeto. Mas as carnes as grandes e sem osso, como picanha, maminha e contrafilé, podem ir para a grelha. Já costela, salsichão e medalhões de picanha assam melhor em espetos.
NO FOGO
Acender o fogo assim que chegar o primeiro convidado, para a carne não passar do ponto. Quando estiver em brasas, colocar as lingüiças e carnes menores na parte de baixo e as costelas, maminhas e picanhas no alto. Depois que as carnes pegarem cor e calor, tirar do fogo e salgar com sal grosso ou médio, sem exageros. As lingüiças dispensam esta etapa. Carne salgada antes de ir ao fogo fica dura e seca. Voltar ao fogo, sempre virando a carne para que ela asse uniformemente, sem ressecar. Começar voltando o lado dos ossos para o fogo e, só depois, virar para o lado da graxa. Não mexer no fogo. Se você achar que tem muito pouco, adicionar alguns pedaços de carvão sobre as brasas, com cuidado para elas não voarem.
SERVINDO
Um pouco antes da lingüiça ficar dourada, colocar o pão com alho no espeto, deixar esquentar um pouco e servir ambos. Não esquecer de colocar um prato de farinha de mandioca ao lado da tábua de corte. Na medida em que as carnes vão ficando prontas, servir aos poucos na tábua, cortando pedaços pequenos e médios. Intercalar bem passadas com as no ponto para agradar a todos os paladares. Se a carne estiver muito salgada ao servir, bater nela para cair um pouco do sal. Caso a carne esteja um pouco dura, corte-as em fatias finas. Depois de cortar, devolva o espeto com a carne ao fogo para mantê-la quente. Para evitar seu ressecamento, deixar na churrasqueira o mais distante possível da brasa, sempre voltando o lado mais recentemente cortado para o fogo.
************************************************************
Doce de leite cremoso
2 litros de leite
4 de açúcar
Modo de Preparo:
Colocar o leite e o açúcar numa panela grande de fundo largo. Levar ao fogo médio, mexer sempre com uma colher de pau, até ferver (cerca de 15 minutos). Diminuir o fogo e continuar mexer até obter um doce marrom claro de consistência cremosa (cerca de 45 minutos). Passar o doce para um refratário, deixar esfriar bem e servir às colheradas em pratos de sobremesa com fatias de queijo branco.Com sabores: Vários ingredientes podem ser adicionados ao doce já pronto para mudar o sabor: ameixas pretas préviamente aferventadas, coco ralado, passas maceradas ao rum, nozes picadas figo em calda...
***********************************************************
Sanduíche Gaúcho
800 gramas de picanha cortada em tiras
1 (sopa) de amido de milho
4 (sopa) de azeite
2 copos (tipo americano) de vinho tinto seco
4 dentes de alho picados
Pimenta vermelha picada a gosto
Sálvia picada a gosto
Sal grosso a gosto
1 cebola picada
Sugestão para a montagem do sanduíche:
4 (sopa) de milho em conserva
4 (sopa) de ervilha em conserva
4 (sopa) de pepino em conserva fatiado
4 (sopa) de azeitonas verdes picadas
4 (sopa) de batata palha
400 gramas de queijo mussarela em tiras
400 gramas de presunto em fatias
Alface crespa cortada em tiras
4 pães de hambúrguer
Maionese a gosto
4 rodelas de tomate
1 ovo frito
Modo de Preparo:
Temperar a picanha cortada em tiras com sal grosso. Numa frigideira com 4 colheres (sopa) de azeite, dourar 1 cebola picada, 4 dentes de alho picados, pimenta vermelha picada a gosto e sálvia picada a gosto. Juntar a picanha cortada em tiras e refogar até dourar. Dissolva o amido de milho em 2 copos (tipo americano) de vinho tinto seco e cozinhar até o vinho secar.Sugestão para a montagem do sanduíche:Dividir a picanha em 4 porções. Cortar os pães de hambúrguer ao meio. Passar maionese em cada metade dos pães.Colocar 1 porção de picanha, 100 gramas de queijo mussarela em tiras, 100 gramas de presunto em fatias, alface crespa cortada em tiras, 1 rodela de tomate, 1 ovo frito, 1 colher (sopa) de milho em conserva, 1 colher (sopa) de ervilha em conserva, 1 colher (sopa) de pepino em conserva fatiado, 1 colher (sopa) de azeitonas verdes picadas, 1 colher (sopa) de batata palha.Fechar o sanduíche e servir em seguida
Nenhum comentário:
Postar um comentário