sábado, 17 de janeiro de 2009

Culinária Mineira

Broa Mineira

½ de gordura vegetal hidrogenada
1 e ½ de fubá
1 de açúcar
1 de Leite
2 ovos

Modo de Preparo:
Aquecer o forno em temperatura média. Colocar o leite, o açúcar e a gordura vegetal numa panela. Levar ao fogo e deixar ferver. Juntar o fubá e mexer até soltar do fundo da panela. Retirar do fogo e deixar amornar. Quebrar um ovo por vez e misturar com a colher de pau até obter uma massa uniforme. Retirar pequenas porções (duas colheres e meia de sopa) e passar numa xícara com fubá, mexendo até formar bolas. Colocar na assadeira untada e levar ao forno por 40 minutos.

*******************************************************************

Galinhada Mineira

3 de tempero (alho batido com óleo)
1 (sobremesa) de açafrão
1 pitada de sal e pimenta do reino
½ maço de cheiro verde
óleo para fritar o frango
250 gramas de vagem
250 gramas de cenoura
1 cebola em cubos
½ quilo de arroz
1 quilo de frango
1 litro de água

Modo Preparo:
Temperar o frango com o tempero, sal e pimenta do reino e deixar um pouco para pegar o gosto. Fritar o frango, escorrer o óleo e na mesma panela refogar o arroz. Em seguida, colocar todos os ingredientes e 1 litro de água, fervendo em fogo alto. Quando a água começar a secar, deixar em fogo brando até secar a água.

******************************************************************
Pão de Queijo

2 (sopa) rasa de sal
600 gramas de queijo minas, ralado grosso
1 quilo de polvilho azedo de boa qualidade
150 ml de óleo de soja ou girassol
250 ml de leite
250 ml de água
6 a 8 ovos

Modo de Preparo:
Ferver o leite, a água, o óleo e o sal juntos. Escaldar o polvilho numa bacia de alumínio ou inox. Com uma colher ou espátula de madeira ou bambu, vá escavando e movendo a mistura sem parar até que esta resfriar e ficar bem esfarelada. Estando a mistura morna ou fria, adicionar 6 ovos e começar a amassar e sovar. A massa deve ficar bem grudenta e, para isso, poderá ser necessário acrescentar mais 2 ovos. Despejar o queijo ralado e volte a amassar e sovar. O ponto ideal da massa é o de enrolar com as mãos untadas. Fazer as bolinhas e colocar na assadeira (não é preciso untar), deixando um espaço entre elas. Assar à temperatura de 260 ºC (para forno elétrico, com a resistência inferior no máximo e a superior no zero, com a assadeira na altura média) até que os pães de queijo corem. Virar a assadeira rapidamente, se necessário, e abrir a porta do forno em 1/3 por 5 minutos para evitar que os pães de queijo murchem. Cuidado com o sal. Diminua a quantidade caso o queijo esteja muito salgado. Você pode guardar esta massa na geladeira, em vasilha bem fecahda, por 5 ou 6 dias. Passar um pouco de óleo sobre a massa antes de guardá-la.

Nenhum comentário:

Postar um comentário